Aquário – Primeiro (2010)

Resenha feita anteriormente para a Revista Baixo Brasil, com adaptações

O grupo Aquário, formado pelos jovens músicos brasilienses Pedro VasconcellosRafael dos Anjos e Eduardo Belo lançou em 2010 seu álbum de estreia, intitulado simplesmente como “Primeiro”. O trio conta com uma formação inusitada: cavaquinho, violão e contrabaixo acústico.
Os três integrantes são jovens e virtuosos músicos da nova safra de Brasília, e contam com formações bastantes distintas, que vai desde o samba e o choro ao jazz e a música erudita. O contrabaixista Eduardo Belo sintetiza muito bem essa mistura. Estudou contrabaixo erudito na Escola de Música de Brasília e na UnB, mas sempre tocou gêneros como o jazz, bossa nova e outros gêneros ditos “populares”. Belo também é um dos contrabaixistas mais requisitados nas noites brasilienses, tocando em diversos grupos e formações. Estudou jazz nos EUA por um período em 2008 e atualmente faz mestrado no mesmo país.
As composições do disco mostram um grupo bastante entrosado e preocupado principalmente com a beleza das melodias e harmonias. São 12 temas belíssimos, sendo 11 compostos pelos integrantes do trio e um assinado por Hamilton de Holanda, conhecedor e admirador do trabalho do grupo. Todas elas mostram bastante influência de Pat Metheny, Charlie Haden e compositores de trilhas para cinema como Ennio Morricone. Inclusive, esses são alguns compositores sempre lembrados em shows do trio.

O gaitista Gabriel Grossi participa como convidado em duas faixas. O disco foi todo gravado e mixado no estúdio Beco da Coruja em Brasília por Ricardo Nakamura, que também contribuiu na produção.

O resultado não podia ser outro: “Primeiro” é um trabalho primoroso, um disco de composições com uma preocupação enorme com a sonoridade e a beleza, executadas por três excelentes músicos que sabem extrair o melhor de seus instrumentos em função da música. Que seja o primeiro de muitos!

Faixas:

1. A Estrela e o Homem
2. Noite Dia
3. Chorinho da Alegria
4. O Amor em um Sorriso
5. Apesar De Tudo
6. Dos Anjos
7. Um Três Pra Quatro
8. Saudades do Meu Amor
9. Um Pouco de Amor
10. Ainda Nada
11. Tarde Azul
12. Música Para Sentir e Pensar

Para ouvir/baixar algumas faixas:

TV Câmara – Talentos:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s